Por dentro do curso | Psicologia: conheça o curso que estuda a complexidade da mente humana
A mente humana é o foco do curso de psicologia, que forma profissionais capazes de compreender o comportamento humano, os processos mentais e as emoções. Nesse sentido, a psicologia trabalha a escuta sem julgamentos e contribui para o processo de autoconhecimento dos pacientes, pautada pela ciência psicológica.
O novo quadro do Acontece Uniube, "Por Dentro do Curso", chegou para trazer curiosidades e apresentar as principais áreas de mercado dos cursos de graduação disponíveis na Universidade. Nesta semana, o bate-papo foi com a coordenadora do curso de psicologia, Maria Regina, que abordou sobre as áreas de atuação e o futuro da profissão.
Quais são os principais objetivos do curso de psicologia?
Maria Regina: O curso de psicologia tem como objetivo promover ao estudante uma trajetória que o habilite técnica e pessoalmente para o mercado de trabalho, com base nos princípios éticos e na relação de ajuda consigo e com o outro. Além disso, a graduação visa preparar o aluno para atuar em diferentes contextos de acordo com as necessidades sociais e direitos humanos, tendo em vista a promoção da qualidade de vida dos indivíduos, grupos, organizações e comunidades.
Quais são as possíveis atuações do profissional de psicologia?
Maria Regina: As áreas de atuação são diversas, pois o universo da psicologia é muito abrangente. Onde há pessoas, a psicologia, enquanto ciência e profissão, tem espaço. Algumas das possíveis oportunidades de atuação são a clínica (consultórios, clínicas especializadas), jurídica, educacional, organizacional e do trabalho, hospitalar e ambulatorial, do esporte, do trânsito, entre outras.
Quais são as áreas mais promissoras e em crescimento na psicologia atualmente?
Maria Regina: A psicologia educacional está em crescimento devido ao advento da Lei 13.935/2019, que determina a presença de psicólogos e assistentes sociais nas escolas da rede básica de ensino público. A psicologia clínica também está em alta, devido a busca constante das pessoas por cuidados e qualidade de vida. E a neuropsicologia, uma área amplamente pesquisada, que investiga o papel dos sistemas cerebrais nos processos cognitivos e comportamentais.
Quais são os principais desafios enfrentados pelos psicólogos no mercado de trabalho atual?
Maria Regina: Ainda existe um desconhecimento significativo em relação às possibilidades da ciência da psicologia, o que permite a exploração por pessoas sem formação adequada. Além disso, há desafios na interação com outros profissionais que não compreendem o papel da psicologia e ignoram a importância dela em equipes multidisciplinares.
Que características e habilidades são importantes para um psicólogo se destacar na profissão?
Maria Regina: É essencial ter disposição interna para estabelecer uma relação de ajuda e desenvolver a habilidade de escuta, que envolve o corpo como um todo e vai além das palavras, com uma postura empática e compreensiva.
Como é o processo para obter registro no Conselho Regional de Psicologia (CRP)?
Maria Regina: O aluno deve contatar a subsede do CRP mais próxima de onde vai atuar, preencher a documentação necessária (incluindo o comprovante de conclusão do curso) e posteriormente buscar o registro.
Quais são as principais contribuições da psicologia para a sociedade?
Maria Regina: A psicologia acolhe qualquer pessoa que necessita e esteja disposta a receber ajuda, auxilia a gerir as emoções e a compreender melhor a si mesmas e o entorno.
Saiba mais sobre o curso:
A graduação em psicologia destaca habilidades de empatia e conhecimento da ciência psicológica, oferecendo um corpo docente qualificado para acompanhar o desenvolvimento dos futuros psicólogos. Além disso, o curso conta com uma metodologia baseada na realidade brasileira, promovendo saúde e bem-estar mental. Confira mais detalhes do curso e inscreva-se!